terça-feira, 18 de maio de 2010

"MEU SERTÃO"


Meu sertão é muito lindo
é como um conto de fadas
nele existem belezas e quando
alguém se aproxima se admira
na chegada.

Nele progride a catinga muito
diversificada com espécies animais
plantas rios e cascatas.

Aqui neste meu sertão o clima
é um pouco quente, se torna
predominante se eleva rapidamente
constantemente chamado o clima
do se mi-árido mais com tanto
bate -papo no nordeste segue 
em frente.

Nele tem quatro períodos
que chamados de estação
para o homem sertanejo
só considera  direito como 
inverno e verão,
o outono e a prima-Vera
só ficam na contra mão. 

O sertanejo é valente possui 
fé no coração
vence qualquer desafio
enfrenta calor e frio
 e quando chega em um rio
não tem barco nada à mão.

Meu sertão tem muita história
história que não se acaba da
grande Maria bonita, lampião e seus
comparsas, do grande zé marculino
e também luiz Gonzaga.

Onde marcaram a história e quem
conheceu agora a glória já está na cara
tendo a conciência limpa pois a história
é bem contada.

Meu sertão é muito rico
coisa boa é o que não falta
tem o vaqueiro valente que
é o rei da cavalgada
se some em meio a catinga atrás
da sua  boiada.

Terminado o objectivo
com o seu trabalho cumprido
os vaqueiros se reúnem e
promovem uma grande festa
chamada de vaquejada.

vaquejada é alegre muito
bem organizada, tem muita
mulher bonita, bebida e carne assada
à noite é só alegria, de dia
é só a ressaca.

Na sua vegetação o sertão fica
na frente com tanta espécies de plantas
que nem todas tenho em mente,
mais sito apenas algumas pra gente seguir
em frente.

Caruá, mandacarú, quixabeira, jatobá,
coroa-de-frade, alecrim, pau-piranha,
quixadá, umburana, algodão bravo,
marmeleiro, caatingueira,
pereira, pé-de-juá
capa-bode, carrapicho, xique-xique
e angico, tamboril e tem quipá.

Meu sertão tem muitos bichos
que nele porém se habita
primeiro falo dos pássaros que
é uma coisa bonita.

Sabiá e bem-te-vi, urubu, garça
e pacú, carcará e gaviaõ ,
com o cabeça vermelha e
o belo azulão, canário e periquito
si ri-ema e o canção.

Os animais da caaatinga, são ligeiros e
bem veleiros, como o gato do mato,
e o veado galheiro, a raposa e o
guara, caçaco e tamanduá, camaleão e preá
só pra se imaginar até onça tem por cá,
chegando aos mais sabidos os que gostam de cavar,
como o peba e o tatu, os preferidos a caçar.

Tem as espécies de cobras jibóia
e corredeira, cobra coral, cobra preta
cascavel e jararaca, com cuidado na picada
que o veneno pode matar,
como é bela a natureza mais o
homem na incerteza está querendo 
acabar.

Sendo assim desta maneira
nem tudo é uma beleza
tem a danada da seca
que vem nos prejudicar
falta água e falta pasto
pros bichos se alimentar.

Mais aqui no meu sertão o sertanejo
tem fé, fé em quem está do seu lado
que é jesus de Nazaré.

E assim não á barreiras que o sertanejo
não passe, vive a vida em um contraste,
mesmo com dificuldades
 busca sempre trabalhar.

No estado de Pernambuco,
o sertão é muito extenso sendo a
maior região, porém por ser tão imenso
tendo as mais belas cidades quem conhece
meu sertão nele já quer está vivendo.

Se é pra falar do sertão eu logo me apresento
sendo muito confiante pois dele sei que entendo
as coisas boas que existem
tudo em ex ato momento.

Por isso não á canseira que me deixe na
tristeza, repetindo a grandeza desta
minha tradiçaõ, escrevendo poesias
falando do meu sertão.

Meu sertão é muito alegre festanças
tem a vontade, em louvor de nossos santos
padroeiros das cidades.

durante todo o período se promove a castidade
crianças jovens e idosos, todos se tornam
devotos, com festejos e novenas,
reúnem a comunidade.

com toda esta devoçaõ, o sertanejo
 se redime, pedindo de coração quando
faz a oração, que Deus mande muita chuva
pra dar bastante legume e amenizar o verão.

Meu sertão é muito bom de viver e procriar,
só nos basta o ar puro que podemos respirar
aproveito este momento e venho lhes
confessar que nunca encontrei ninguém
pra meu sertão criticar.

Sertão da serra pelada são Francisco e moxotó,
do meu belo pajéu, no qual conheço melhor,
mais hoje ao olhar pra ele me bate uma
grande dó.

Pois hoje não vejo mais o verde
que antes brilhava, fazendo a vegetação
ao redor de suas águas, só se ver lixo e entulho
e o fim da sua camada.

Pajeú tua beleza não se acaba tão depressa, pois
 vai ser mais progressivo o futuro que se espera
esta é a realidade é a mais simples verdade
da mente de um poeta.

Porém este meu sertão falando mesmo sem
pressa não precisa ter inveja de outra
qualquer região, pois tudo que precisamos
as grandezas que são lindas, encontramos na catinga
o seu grande coração.

Eu agradeço a Deus o meu dom
 de ser poeta, mostrando a realidade com palavras
bem sinceras, e digo com muito orgulho
pra falar sobre este mundo não
preciso pensar muito pois mergulho
em pensamentos nos quais me inspiro
bem fundo.

Inspirado no sertão escrevi este cordel,
pode ser uma coisa simples, mais a beleza é o troféu
pois pra escrever poesia, só preciso simplesmente
da caneta e do papel.

poeta tem liberdade sagrado dom da natura,
escreve sua poesia com bastante compostura
seguindo também as regras da
nossa literatura.





"GIOVANE ARAÚJO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário